O que é o PET?

O PET - Programa de Educação Tutorial - foi criado em 1979 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa é constituído por grupos de alunos organizados a partir das formações em nível de Graduação e busca propiciar aos alunos  condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio Curso de Graduação e aprofundando o percurso de sua formação profissional. Sua estrutura é formada por grupos de estudantes, sob a orientação de um professor tutor, podendo ser um ou mais cursos por grupo, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão da Educação Tutorial. Seus objetivos são:

• Desenvolver atividades acadêmicas em padrão de qualidade e excelência, visando a coletividade e interdisciplinaridade;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, cientifica, tecnológica e acadêmica;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional, pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

Assim, os alunos devem dedicar-se integralmente aos estudos, empregando várias horas semanais em trabalhos extracurriculares, além de manter o bom rendimento acadêmico no Curso de Graduação. O PET da Faculdade de Engenharia Mecânica, conhecido como PETMEC, engloba os três cursos da faculdade, sendo Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica. Sob a orientação do tutor, são desenvolvidas e acompanhadas pela UFU (CLAA) e MEC as atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo: conferências, minicursos, mesas redondas, palestras, a participação e organização em eventos acadêmicos e científicos, além da realização de projetos de pesquisa e a implementação de projetos acadêmicos junto à sociedade, entre outras.